Criado pelo Grupo Mais Evidências. 2019

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon

  O Grupo Mais Evidências constituiu-se a partir do entusiasmo e da experiência de alguns médicos envolvidos com o ensino e o aprendizado compartilhado de Medicina Baseada em Evidências (MBE). Uma oficina promovida pelo Centro de Medicina Baseada em Evidências de Oxford, no Reino Unido, em 2005, foi a inspiração inicial para sistematizar e ampliar o ensino da MBE.

    Começando no Programa de Residência Médica de Clínica Médica do Hospital Odilon Behrens, a experiência foi levada para residentes de várias instituições de Belo Horizonte e do interior Minas, com o apoio da AREMG - Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais. Nos últimos 10 anos, o grupo cresceu em integrantes e renovou suas metodologias, sempre antenadas com a comunidade global do movimento da moderna Prática em Saúde Baseada em Evidências (PSBE). Em 2015, sob os auspícios da Diretoria do Hospital das Clínicas da UFMG, um curso para 100 profissionais representou um desafio, uma responsabilidade e novas demandas. As ótimas avaliações e repercussões práticas do curso fizeram estreitar a parceria do grupo com o Centro de Extensão, o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde e o Centro de Tele-saúde do Hospital das Clínicas da UFMG.

    Em Dezembro de 2015, o Grupo promoveu o Seminário Internacional de Prática em Saúde Baseada em Evidências, oportunidade para aprender com Per Vandvik, integrante do GRADE Working Group e Gabriel Rada, fundador do Epistemonikos e estreitar parcerias internacionais.

    Para os próximos anos, o objetivo maior do grupo é beneficiar os pacientes: promovendo a difusão da PSBE, favorecendo competências, fortalecendo parcerias e colaboração para reduzir as lacunas de implementação nos serviços de saúde. 

Integrantes

Sobre o Grupo Mais Evidências

Parceiros